quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Crer em Deus ou ser religioso?

A História é escrita pelos vencedores! (George Orwell)
Sendo assim, o que é a verdade? Quais informações recebemos que realmente aconteceram? em que devemos crer? Na única verdade: Em Deus! mas qual? Aí é algo que fica a seu critério, pois não importa o nome pelo qual o chamamos... Alá, Tupã, Javé, Jeová, Ciência, Odin, Zeus, Brahma ou porque não por um nome de Deusa como Gaia, Cibele, Selena, Ishtar, Ceridween, Freya... afinal de contas o termo Deus deveria ser indefinido pois pelo menos, em minha concepção, é a força que governa o Universo, não uma personificação presa aos gêneros humanos de masculino ou feminino.Na bíblia cristã, encontramos diversas denominações para esse ser superior, mas nenhuma delas me agrada tanto quanto a que encontra-se no livro do Êxodo, cap. III, vers. XIV: "Deus disse à Moisés: "Eu sou aquele que sou". E continuou: "Você falará assim aos filhos de Israel: "EU SOU me enviou até vocês."Deus com este ato nos diz claramente que o nome não importa, mas sim o respeito demonstrado à ele. Ao mesmo tempo surge a pergunta: "Eu sou o que?" Tudo, nada, início, fim... Deus é o equilíbrio que mantêm cada coisa em seu lugar por ser o "fiel da balança" tudo que existe existe seu igual e oposto, menos ele que seria o ponto de equilíbrio da existência universal. Este é o famoso verbo que se fez carne e habitou entre nós: o verbo SER, já que ele é aquele que é.Mas espere aí: Nós não fomos feitos à imagem e semelhança de Deus? Não foi o próprio Cristo quem disse aos judeus: "Por acaso não é na lei de vocês que está escrito: "Eu disse: Vocês são Deuses!" Isso se encaixa em outro nome bem curioso descrito no livro sagrado das religiões monoteístas que juntas mais são difundidas, ELOHIM, que em Hebraico significa: Os elevados, ou seja, um nome plural para deus. Seria isto que este nome tenta nos fazer compreendermos? Que Deus seria a união de nossa consciência como um todo? Outro ponto de vista pode ser apresentado baseando-se no "nome coletivo" seria lembrando que são citados 72 nomes para Deus, assim como a cabala também mostra 72 anjos de Deus. Deus então seria uma união de 72 "divindades" formando uma força superior? Ou seria realmente apenas um formado por 72 características ou faces diferentes? Mas as duas afirmações não podem ser duas perspectivas diferentes da mesma verdade? Vamos usar como exemplo um homem que trabalhou durante sua vida em vários empregos. se pegarmos alguém que acompanhou sua trajetória de vida, saberá reconhecê-lo como uma pessoa que desempenhou  essas várias funções, mas se for alguém que o conheceu em seus empregos, o conhecerá como padeiro, jardineiro, eletricista, feirante... Podemos nós então julgar qual o ponto de vista correto? A resposta é não, mas o que fazemos é exatamente o contrário. Ao invés de buscarmos a verdade passamos a tentar impor o que pensamos ser a verdade ao outro. E quantas guerras foram declaradas em "nome de Deus" a outros povos por adorarem a outro ou outros deuses sem ao menos pensar na possibilidade de ser o mesmo Deus apenas com uma denominação diferente ou de serem outras faces do mesmo Deus. Shakespeare disse uma célebre frase que pode ser muito bem empregada nessa questão: "O que é que há, pois, num nome? Aquilo a que chamamos rosa, mesmo com outro nome, cheiraria igualmente bem."O que será que importa mais para Deus: o nome pelo qual o chamamos ou o respeito demonstrado a ele e sua criatura?Todos devem estar se perguntando: o que o sub-título que dei ao texto tem a ver com ele? A religião dominante é a que consegue difundir sua própria concepção de Deus, que no ocidente é o cristianismo com suas várias vertentes e sub-divisões. A partir da adoção da religião cristã como a oficial do império que daria origem ao ocidente, o cristianismo absorveu datas comemorativas e festividades pagãs como se fossem suas próprias comemorações para assim conseguir novos adeptos. Sendo assim, modificou sua própria história ocultando, alterando ou criando fatos.O que estou tentando chamar a atenção é que devemos crer em uma, ou em várias dependendo da crença que preferir, força superior mas sem se importar com a denominação dada a ela, mas que além disso devemos respeitar as diferentes denominações utilizadas por outros povos, pois "Aquele que é" existe antes de serem criadas palavras para denominá-lo.Se Deus é formado por várias divindades que formam essa força superior ou um ser que possui diversas faces, é o mistério da fé de cada um, pois "todos os caminhos levam à Roma" e é uma escolha individual, que deve ser respeitada.
                             byBinho Berriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário