quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O problema da "Educação", Parte II

A Falta de Educadores

Sim, estamos com uma grande falta de educadores em nosso país. Mas não, não estou hoje entrando na discussão sobre a falta ou não de professores nas redes públicas e privadas de ensino que obrigam à estes profissionais lecionarem em salas de aula superlotadas e sim me referindo à falta dos verdadeiros educadores: os PAIS. Enquanto as instruções que recebemos na escola nos formam profissionalmente, a educação que recebemos em casa, de nossa família, é o que nos forma como seres humanos, ou seja, nosso caráter.
Analisando a questão por um ponto de vista ideológico e filosófico, a ascensão da máquina capitalista na sociedade ocidental (sim, porque embora existam países orientais com uma extrema vocação capitalista, no oriente ainda se presa a honra e o caráter muito além da visão ocidental) fez com que aos poucos fosse acontecendo uma supervalorização da formação profissional em detrimento da formação humana.
É inadmissível que visemos somente o lucro material destes atos e nos esqueçamos de todo o prejuízo que ela vai causando lentamente à mesma sociedade, pois é esta formação humana que nos faz valorizar o caráter, a honra, a dignidade entre outras qualidades que nos faz respeitar o próximo e suas propriedades.
Logicamente havendo mais respeito à vida alheia, o número de crimes como assaltos, furtos, assassinatos e estupros cairia na mesma proporção, o que geraria o verdadeiro lucro para a grande massa da população mundial, pois cairiam os custos com segurança, saúde tanto do povo quanto do estado, o que poderia diminuir a taxa de impostos e ainda melhorar o bem estar do povo, pois o dinheiro que não precisaria investir na segurança na prevenção de crimes e na saúde para curar os feridos destes mesmos episódios, poderia se investir em infra-estrutura, saneamento e na própria formação de profissionais qualificados.
Mas é este exatamente o grande problema para que isso aconteça. A partir destes acontecimentos, atingiria-se em cheio os lucros das grandes corporações que monopolizam os setores de armamentos, segurança e farmacêutico que lucra com a venda de medicamentos.
A partir do momento que os pais educarem seus filhos, mas não só com palavras ou palmadas como fazem hoje em dia e sim com os exemplos que nossos antepassados nos criavam, mostrando que devemos trabalhar para conseguir o que é nosso, mas não conseguir passando por cima de regras ou conseguindo de meios escusos, é que podemos começar a pensar em reverter esta situação caótica em que nos encontramos hoje, já que a educação utilizamos na população como um todo, enquanto nossa formação apenas em nossos empregos.
Mas onde estão estes educadores? Em seus empregos, subvertendo valores de qualidades e transmitindo à seus filhos enquanto os mesmos são educados por uma mídia que torna-se cúmplice ma máfia do capitalismo consumista que busca tão somente ampliar seu domínio global a qualquer custo.
Antes de acusarmos a polícia e aos políticos de serem corruptos, devemos refletir que para que alguém seja corrompido, alguém tem que corromper e a causa disso é o defasamento das condições morais em favor dos bens materiais determinando assim a ruptura entre a sociedade e o que de fato pode ser chamada de EDUCAÇÃO.

                     By
Binho Berriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário